Sobre Nós

Fundada para pensar e fazer diferente

A Questão Repetida nasce a 2 de maio de 2019, em Lagos, movida pela urgência de uma oferta cultural mais diversa e envolvente no Algarve. 

Promove a criação artística multidisciplinar, cruzando linguagens e tempos, e abordando questões que atravessam gerações. 

A Visão

Fundada por um grupo de artistas algarvios, a associação afirma-se como uma estrutura profissional dedicada à experimentação artística — da música ao teatro, da dança à ilustração — com foco em temas universais e formas de expressão contemporâneas.

A estreia deu-se com GarB’urlesco, uma criação transdisciplinar que marcou o nascimento da Orquestra Barroca D’Aquém Mar, dirigida por Pedro Louzeiro. 

A Orquestra tem colaborado com vários compositores portugueses, como Teresa Gentil, autora de obras como Nau Catrineta e Pássaros de Lagoa. 

Entre as criações mais relevantes estão: Espelhos, LUGAR, GarB’urlesco, A Epopeia de Gilgamesh, EnCantata e Revoluções — obras que cruzam disciplinas, territórios e sensibilidades. 

Em contexto escolar e comunitário, a associação dinamizou projetos como Transfronteira, Sons de Agora e Elementos II, reforçando a ideia de que a criação é também um gesto coletivo e participativo. 

No campo da imagem e do território, destacam-se a série fotográfica TRECHOS (2022) e a Exposição de Gravura: Chaminés Algarvias, entre outras ações que refletem sobre o património e a paisagem do Algarve. 

Em 2023, foi promotora de um projeto de arte comunitária no âmbito dos 250 anos da fundação do concelho de Lagoa, aprofundando o seu compromisso com a intervenção artística e social. 

DIREÇÃO ARTÍSTICA, Gestão Cultural e Música (Cravista)

Elsa Mathei Questão Repetida

COMUNICAÇÃO

Beatriz Bernardo Questão Repetida

PRODUÇÃO

Alexandre Santos Questão Repetida

PRODUÇÃO e SONOPLASTA

Hugo Santos Questão Repetida

DESIGNER GRÁFICO

Mónica Catalá Questão Repetida

Iniciou os seus estudos na classe de Cravo da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciada em Cravo pela ESMAE/ Porto, pós-graduada em Pianoforte pela ESMUC/Barcelona e termina os seus estudos de cravo na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht/Holanda. Paralelamente aos estudos musicais, licenciou-se em Gestão de Empresas e assume a gestão de projectos culturais regularmente.  A nível da docência, desenvolveu a sua carreira de docente em diversas instituições do país, tendo sido a impulsionadora da abertura do curso de cravo no Algarve. Foi docente e correpetidora em várias instituições destacando-se a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e Conservatório de Música de Loulé. Neste momento dedica-se exclusivamente à criação artística e interpretação musical. Fundou e é a directora artística da Orquestra Barroca D’Aquém Mar. A partir de 2022 a Orquestra conta com dir. Musical de Sigiswald Kuijken.   No campo da música de câmara, dirige o projecto ARMILAR, findado na Holanda em 2008.Assume e assumiu a direcção artística das Associações Questão Repetida/Lagos e ARTIS XXI/ Lagoa. 

Consegue o Apoio Sustentado Bienal 2023-2024, criação em música,  em 1º lugar para a associação ARTIS XXI. Para o biénio 2025-2026, será com a Questão Repetida que irá continuar a sua caminhada com os apoios Sustentados. 

Beatriz Bernardo nascida em 2002, teve o seu primeiro contacto com a arte do movimento em 2005. Investe na técnica desde então, representando o clube ACD Che Lagoense. Em 2017 surgiu a dança contemporânea, vertente que a abraça com paixão, que tem proporcionado a colaboração em inúmeros projetos com bailarinos profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, representa a ACD e a Associação Cultural Dancenema em espetáculos e saraus. 

No ano de 2020 ingressou na licenciatura de Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve em Faro. Durante o percurso académico foi locutora da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM) e colaborou na 35ª Semana Académica do Algarve.  

Em 2023, muda-se temporariamente para a capital, Lisboa, a fim de desempenhar funções como produtora de conteúdos no programa “Caixa Mágica” da SIC e ainda, assistente de produção nos programas “Alô Marco Paulo” e “Levanta-te e Ri”.  

No final do ano de 2023, regressa ao Algarve assumindo o cargo de responsável de comunicação na 6ª edição do Festival de Dança Contemporânea – Entrelaçados. Ao mesmo tempo foi anfitriã da cerimónia de abertura do “Faro International Cup” e da “Gala de Desporto- 2022/2023” em Lagoa e moderadora do projeto “Memórias Vividas” produzido pela Dancenema. 

No início do ano de 2024, junta-se à equipa da ARTIS XXI colaborando como produtora e responsável de comunicação. Segue em 2025 com a Questão Repetida assegurando a comunicação e relações externas. 

Alexandre Batista Santos é produtor cultural, figurinista, formador certificado e criador com uma trajetória multidisciplinar que cruza teatro, cinema, rádio, moda e arte comunitária. Formado em Realização Plástica do Espetáculo pela ACE, especializou-se em produção, cenografia e figurinos, colaborando com nomes como Tito Agra Amorim, António Capelo, Joana Providência, José Carretas, Cristina Carvalhal, João Paulo Costa, Kuniaki Ida, Victor Hugo Pontes, Ana Gonçalves, Paulo Soares, Cristina Costa, Aldara Bizarro, Albina Petrolati e Elsa Mathei. Desenvolveu direção plástica, realização plástica e caracterização em dezenas de espetáculos apresentados em instituições como o Teatro do Bolhão, Rivoli, FITEI, Festival Imaginarius, Teatro Carlos Alberto e Teatro Helena Sá e Costa. Foi produtor executivo da curta-metragem 4 Estações, premiada no New York Neorealism Film Awards, colaborador da revista Estética Viva, e fundador da UPGRADE Productions. Integrou a equipa artística internacional da Schwarzkopf Professional, tendo coordenado eventos como a Expocosmética e campanhas solidárias como “Tesouras a favor da AMI”. Atualmente é produtor na associação Questão Repetida, onde participou nos projetos Liberdade, querida liberdade, Está do Aço, Linha Comum, Vencer o Dia, Ideia de Mago, Festa em Bensafrim, Lagos Setecentista, Viagens e na Orquestra Barroca D’Aquém Mar, tendo assinado a direção de produção do Gatilho. 

Nasce em 1981 em Lisboa, mas é em Portimão que passa a sua infância e juventude. Desde criança que adquiriu um fascínio acerca do comportamento físico do som, muito por influência do seu pai e das centenas de discos de vinil que o rodeavam. Apesar da forte paixão pela música, não decide aprender qualquer instrumento, inicia os seus estudos vulgarmente que o levam a uma passagem fugaz na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2002 ingressa na ESAD das Caldas da Rainha no curso de Som e Imagem que o expõem a variadas ideias e formas de expressão pelo som e a música. Nesta altura os gira-discos e a cultura urbana do “drum and bass” eram fortes influências na sua vida. Forma variadas colaborações com músicos e artistas e participa activamente na organização de eventos e exposições enquanto reside nas Caldas, mas a procura por um conhecimento técnico mais elevado leva-o a completar um curso de Audio na ETIC Lisboa em 2007. É a partir de 2007 que decide trabalhar em Sound Design, inicialmente em publicidade e mais tarde no cinema, trabalhando na Rosa Filmes em longas metragens no período 2008-2011. Em 2011 faz uma pós-graduação em Nova Iorque na Dubspot, onde se especializa em mistura e masterização digital. É também nesta altura que as suas composições começam a merecer mais destaque na forma do projecto Y.L.S. Os trabalhos em Sound Design e composição de peças sonoras são caracterizados pelo uso de sons captados de qualquer fonte sonora que em conjunto com as modernas técnicas de síntese audio, formam as paisagens e harmonias musicais. Nesta teia complexa de processamento, surgem muitas vezes novos sons que são reutilizados como instrumentos musicais, conferindo originalidade na estéticas criadas. Reside e trabalha neste momento em Lisboa onde estabeleceu um estúdio de som. Para além dos projectos pessoais trabalha com bandas e artistas diferenciados que requerem o seu trabalho especializado na área do audio profissional. 

Mónica Catalá (1974) nasceu em Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, iniciou a sua carreira como ilustradora e designer em 1999, colaborando com inúmeras revistas conhecidas. Tem uma vasta experiência em ilustrar manuais escolares através de editoras e do Instituto Camões, livros infantis e livros de autor (Paulo Coelho, Mª João Lopo de Carvalho, Paulo Cardoso e Isabel Leal).  

Entre 2021-2023 criou uma colecção de livros de psicologia infantil com a Lidel e Pactor Kids e tem feito vários trabalhos para a Associação Questão Repetida.  

Desenvolveu vários projetos com o Oceanário de Lisboa, hotéis Vila Galé,  Câmara Municipal de Lagoa, Associação XXS prematuros  e para Associação Artis XXI.